sábado, 16 de setembro de 2006

O Colorido e a Bola

Vou me dar o direito de fazer trocadilhos idiotas, pois assim sinto mais próximo da humanidade. Também vou dar um aperitivo sobre o livro O Vermelho e o Negro, que estou lendo e que por não ter terminado ainda, não fiz minha crítica completa. Na verdade, o trocadilho é o aperitivo do livro. Os milhares leitores deste blog já perceberam que o título é a síntese de tudo que escrevi até agora. Mas porque o Colorido e a Bola? Terei que contextualizar. O protagonista do referido livro é Julien Sorel (terei que citar uma passagem que o define bem): “um rapaz pobre, e que só é ambicioso porque a delicadeza de seu coração cria a necessidade de alguns dos prazeres fornecidos pelo dinheiro...”. As possibilidades de êxito dessa ambição ou será pelo Vermelho do sangue do exército ou pelo Negro da batina da igreja, não vou me aprofundar nos detalhes e nas análises, pois seria uma traição a mim mesmo. O que quero dizer na verdade, se Julien vivesse nos dias atuais sua ambição seria ou o Colorido da TV ou a Bola do Futebol. Coisa boba, né. Enrolei, enrolei para dizer isso. Mas, são coisas da minha eterna contradição.

Obs: Tem textos novos sobre literatura e Acadêmicos e Afins.

Nenhum comentário: